Projetos


quarta-feira, 6 de abril de 2011


CURRÍCULO TRABALHANDO COM PROJETOS

PROJETOS PEDAGÓGICOS

      Trabalhando com projetos em todos os momentos de nossa vida. Na escola o Projeto é um meio de auxiliar o aluno a aprender de maneira prática,tornando a Aprendizagem Atraente e Eficaz.
      A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas,bem como respostas a várias questões. O projeto parte de uma situação-problema,um desafio para encontro da solução.
     O Projeto Pedagógico tem duas dimensões,como explicam André(2001) e Veiga( 1998): A Política e a Pedagógica.
-POLÍTICA: no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade;
-PEDAGÓGICO: porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola que é a formação do cidadão participativo,responsável,compromissado, crítico e criativo.
                ATRAVÉS DO PROJETO O ALUNO É INCENTIVADO A :

- Desenvolver  atividades com objetos concretos;
- Realizar tarefas produtivas;
- Desenvolver a compreensão por meio da experiência;
- Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
- Estimular a perseverança da realização de tarefas;
- Valorizar o trtabalho cooperativo;
- Desenvolver o pensamento reflexivo;
- Ampliar campos de interesse.

                      APRESENTAÇÃO  DO  PROJETO

                Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo sua história e a história dos  outros,   suas semelhanças e diferenças,   descobrindo que o indivíduo está presente   em   todas  as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, analisando diferenças, conceitos  , preconceitos,  características e  valores da sociedade que está inserido.   Todo  o     trabalho desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e importância de hábitos de higiene, saúde, limpeza ,preservação do ambiente, cuidados com o corpo  e  a  interação da  com  sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.  O grupo não só integrará trabalhos no contexto da Alfabetização propiamente dita, mas seguirá o caminho da Interdisciplinariedade e dos Temas  Transversais propostos.
Postado por EMEF. Antonino Xavier às 



  TITULO DO 1º PROJETO:   EU
   PERIODO :  MARÇO À MAIO

  ATIVIDADES DA TURMA:  3º ANO A
  PROFESSORA: JUSSARA BATISTI

            OBJETIVO -     Reconhecer a importância dos nomes de pessoas,lugares,objetos,como forma de identificar,organizar,agilizar e facilitar a comunicação entre pessoas.


        1ª ATIVIDADE :  MINHA IDENTIDADE
        a) MÙSICA  - Gente tem Sobrenome de ( Toquinho e Elifas Andreato)
        b)LEITURA DO TEXO
        c)COMPREENÇÃO DO TEXTO
        d)COMPREENDENDO A ESCRI

                                 MÚSICA : GENTE TEM  SOBRENOME   
                                                               ( Toquinho e Elias Andreato)
    TODAS AS COISAS TÊM NOME:
    CASA,JANELA E JARDIM.
    COISAS NÃO TÊM SOBRENOME,
    MAS A GENTE SIM.

   TODAS AS FLORES TÊM NOME:
   ROSA,CAMÉLIA E JASMIM.
   FLORES NÃO TÊM SOBRENOME,
   MAS A GENTE SIM.

   O JÔ É SOARES,CAETANO É VELOSO.
   O ARI FOI BARROSO TAMBÉM.
   ENTRE OS QUE SÃO JORGE.
   TEM  UM JORGE  AMADO,
   E UM OUTRO QUE É O JORGE BEM.

   QUEM TÊM APELIDO,
   DEDÉ,ZACARIAS, MUSSUME  E A FAFÁ DE BELÉM.
   TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME,
   TÊM  SOBRENOME TAMBÉM.

   TODO BRINQUEDO TÊM  NOME.
   BOLA,BONECA E PATINS.
   BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME,
   MAS A GENTE SIM.

    COISAS GOSTOSAS TÊM NOME.
    BOLO,MINGAU E PUDIM.
    DOCES NÃO TÊM SOBRENOME,
    MAS A GENTE SIM.

    RENATO É ARAGÃO, O QUE FAZ CONFUSÃO.
   CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN.
    E TÊM O VINICIUS, QUE ERA DE MORAIS.
    E O TOM BRASILEIRO É JOBIM.
   QUEM TÊM APELIDO, ZICO,MAGUILA,XUXA,PELÉ E HE-MAN.
   TEM SEMPRE UM NOME  E DEPOIS DO NOME,
   TÊM SOBRENOME TAMBÉM.


-------------------------------------------------------/ /--------------------------------------------------------------------



CERTIDÃO DE NASCIMENTO

 2 - TRABALHANDO COM O CERTIDÃO DE NASCIMENTO:



OBJETIVO: IDENTIFICAR  E REGISTRAR FONTES HISTÓRICAS SOBRE
                         SUA VIDA.
ATIVIDADE: A) NA SECRETARIA DA ESCOLA BUSCAMOS AS PASTAS
                          DOS ALUNOS ONDE CONSULTOU-SE OS DOCUMENTOS,
                          (CERTIDÃO DE NASCIMENTO).
                          B)SEGUNDO PASSO; CADA ALUNO PREENCHEU O SEU
                           CERTIDÃO MODELO CONFORME DOCUMENTO.

 

 

 

 

 FESTA JUNINA


Festa Junina Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música
A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Para ver a letra de algumas das musicas mais tradicionais clique aqui!

Dança
Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.