quarta-feira, 6 de abril de 2011
CURRÍCULO TRABALHANDO COM PROJETOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS
Trabalhando com projetos em todos os momentos de nossa vida. Na escola o Projeto é um meio de auxiliar o aluno a aprender de maneira prática,tornando a Aprendizagem Atraente e Eficaz.
A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas,bem como respostas a várias questões. O projeto parte de uma situação-problema,um desafio para encontro da solução.
O Projeto Pedagógico tem duas dimensões,como explicam André(2001) e Veiga( 1998): A Política e a Pedagógica.
-POLÍTICA: no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade;
-PEDAGÓGICO: porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola que é a formação do cidadão participativo,responsável,compromissado, crítico e criativo.
ATRAVÉS DO PROJETO O ALUNO É INCENTIVADO A :
- Desenvolver atividades com objetos concretos;
- Realizar tarefas produtivas;
- Desenvolver a compreensão por meio da experiência;
- Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
- Estimular a perseverança da realização de tarefas;
- Valorizar o trtabalho cooperativo;
- Desenvolver o pensamento reflexivo;
- Ampliar campos de interesse.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo sua história e a história dos outros, suas semelhanças e diferenças, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, analisando diferenças, conceitos , preconceitos, características e valores da sociedade que está inserido. Todo o trabalho desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e importância de hábitos de higiene, saúde, limpeza ,preservação do ambiente, cuidados com o corpo e a interação da com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. O grupo não só integrará trabalhos no contexto da Alfabetização propiamente dita, mas seguirá o caminho da Interdisciplinariedade e dos Temas Transversais propostos.
Trabalhando com projetos em todos os momentos de nossa vida. Na escola o Projeto é um meio de auxiliar o aluno a aprender de maneira prática,tornando a Aprendizagem Atraente e Eficaz.
A realização de um projeto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas,bem como respostas a várias questões. O projeto parte de uma situação-problema,um desafio para encontro da solução.
O Projeto Pedagógico tem duas dimensões,como explicam André(2001) e Veiga( 1998): A Política e a Pedagógica.
-POLÍTICA: no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade;
-PEDAGÓGICO: porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola que é a formação do cidadão participativo,responsável,compromissado, crítico e criativo.
ATRAVÉS DO PROJETO O ALUNO É INCENTIVADO A :
- Desenvolver atividades com objetos concretos;
- Realizar tarefas produtivas;
- Desenvolver a compreensão por meio da experiência;
- Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
- Estimular a perseverança da realização de tarefas;
- Valorizar o trtabalho cooperativo;
- Desenvolver o pensamento reflexivo;
- Ampliar campos de interesse.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo sua história e a história dos outros, suas semelhanças e diferenças, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, analisando diferenças, conceitos , preconceitos, características e valores da sociedade que está inserido. Todo o trabalho desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática e importância de hábitos de higiene, saúde, limpeza ,preservação do ambiente, cuidados com o corpo e a interação da com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. O grupo não só integrará trabalhos no contexto da Alfabetização propiamente dita, mas seguirá o caminho da Interdisciplinariedade e dos Temas Transversais propostos.
TITULO DO 1º PROJETO: EU
PERIODO : MARÇO À MAIO
ATIVIDADES DA TURMA: 3º ANO A
PROFESSORA: JUSSARA BATISTI
OBJETIVO - Reconhecer a importância dos nomes de pessoas,lugares,objetos,como forma de identificar,organizar,agilizar e facilitar a comunicação entre pessoas.
1ª ATIVIDADE : MINHA IDENTIDADE
a) MÙSICA - Gente tem Sobrenome de ( Toquinho e Elifas Andreato)
b)LEITURA DO TEXO
c)COMPREENÇÃO DO TEXTO
d)COMPREENDENDO A ESCRI
MÚSICA : GENTE TEM SOBRENOME
MÚSICA : GENTE TEM SOBRENOME
( Toquinho e Elias Andreato)
TODAS AS COISAS TÊM NOME:
CASA,JANELA E JARDIM.
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
TODAS AS FLORES TÊM NOME:
ROSA,CAMÉLIA E JASMIM.
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
O JÔ É SOARES,CAETANO É VELOSO.
O ARI FOI BARROSO TAMBÉM.
ENTRE OS QUE SÃO JORGE.
TEM UM JORGE AMADO,
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEM.
QUEM TÊM APELIDO,
DEDÉ,ZACARIAS, MUSSUME E A FAFÁ DE BELÉM.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME,
TÊM SOBRENOME TAMBÉM.
TODO BRINQUEDO TÊM NOME.
BOLA,BONECA E PATINS.
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME.
BOLO,MINGAU E PUDIM.
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME,
MAS A GENTE SIM.
RENATO É ARAGÃO, O QUE FAZ CONFUSÃO.
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN.
E TÊM O VINICIUS, QUE ERA DE MORAIS.
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM.
QUEM TÊM APELIDO, ZICO,MAGUILA,XUXA,PELÉ E HE-MAN.
TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME,
TÊM SOBRENOME TAMBÉM.
CERTIDÃO DE NASCIMENTO
2 - TRABALHANDO COM O CERTIDÃO DE NASCIMENTO:
OBJETIVO: IDENTIFICAR E REGISTRAR FONTES HISTÓRICAS SOBRE
SUA VIDA.
SUA VIDA.
ATIVIDADE: A) NA SECRETARIA DA ESCOLA BUSCAMOS AS PASTAS
DOS ALUNOS ONDE CONSULTOU-SE OS DOCUMENTOS,
(CERTIDÃO DE NASCIMENTO).
B)SEGUNDO PASSO; CADA ALUNO PREENCHEU O SEU
CERTIDÃO MODELO CONFORME DOCUMENTO.
DOS ALUNOS ONDE CONSULTOU-SE OS DOCUMENTOS,
(CERTIDÃO DE NASCIMENTO).
B)SEGUNDO PASSO; CADA ALUNO PREENCHEU O SEU
CERTIDÃO MODELO CONFORME DOCUMENTO.
FESTA JUNINA
Você sabe a origem da festa junina?
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música
A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Para ver a letra de algumas das musicas mais tradicionais clique aqui!
Dança
Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.